Solução portuguesa assegura monitorização do ar em espaços fechados

Solução portuguesa assegura monitorização do ar em espaços fechados - Innovair
Em resposta à legislação em vigor respeitante à análise e monitorização da qualidade do ar interior a solução Innovair24 desenvolvida pela Innovair e com a parceria do Instituto Politécnico de Leiria analisa os principais poluentes presentes do ar interior e alerta os utilizadores em tempo útil, no caso de se registarem valores fora dos parâmetros homologados.

O sistema sensorial para a medição da qualidade do ar interior – Innovair24 – é a solução que responde a todas as premissas da legislação em vigor (resolução do Conselho de Ministros n.º 135-A/2021) no que à análise e monitorização da qualidade do ar interior diz respeito. Este equipamento desenvolvido pela Innovair e com a parceria do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), numa fase inicial do projeto, analisa os principais poluentes presentes do ar interior e alerta os utilizadores em tempo útil, no caso de se registarem valores fora dos parâmetros homologados.

Se até à presente data a monitorização da qualidade do ar interior exigia a utilização de vários equipamentos que apenas tinham capacidade para fazer monitorizações num determinado instante, sem capacidade para apresentarem os resultados da mesma, a solução criada pela INNOVAIR quebrou este paradigma. O Innovair 24 permite a monitorização da qualidade do ar interior em tempo real, realizada apenas com um único dispositivo e alertando os utilizadores por SMS/email sobre a má qualidade do mesmo e cujos resultados da avaliação estão à distância de um clique, sendo também registados numa aplicação web.

Assegurar a ventilação adequada dos espaços interiores e reduzir a pegada ambiental, foram também alguns dos fatores que levaram a INNOVAIR, desde o lançamento da marca em 2019, a efetuar algumas atualizações na solução inicialmente proposta e que passaram: pela melhoria da eficiência energética do equipamento; pela otimização do algoritmo de monitorização da qualidade do ar interior e por alterações ao nível da produção dos seus componentes, passando também a apostar na prototipagem rápida. A empresa adquiriu ainda impressoras 3D e contratou um técnico especialista nesta área, deixando assim de estar dependente de terceiros para testar a criação de novas soluções, quer a nível do encaixe dos sensores, quer ao nível do design exterior.

Para Domingos Neves, sócio-gerente da Innovair: “O update deste produto surge na sequência da legislação que entrou em vigor, ainda este ano, que segue as orientações para a necessidade de existir sistemas de monitorização do CO2, de forma a garantir a boa ventilação dos locais interiores. Acrescenta ainda que: “o Innovair24 torna-se assim no único sistema sensorial, com um investimento na ordem dos 360 mil euros, que faz a medição da qualidade do ar interior. Salienta também que “foi graças à parceria de excelência estabelecida com o Instituto Politécnico de Leiria para o kick off do projeto em 2012, que conseguiram chegar a este resultado final.”

Já para Rui Pedrosa, Presidente do Politécnico de Leiria: “Quando afirmamos sistematicamente que o Politécnico de Leiria é uma instituição sem muros e que tem o conhecimento ao serviço da sociedade é, precisamente, de exemplos de cocriação como este que tivemos com a Innovair que estamos a falar”. Reforça ainda que “Conseguimos, em conjunto com a Innovair, iniciar uma parceria que gerou investigação com impacto, empregabilidade qualificada para os nossos diplomados envolvidos no desenvolvimento da solução, contando com a participação dos nossos professores. Rui Pedrosa conclui que “esta é a forma mais eficaz de partilhar conhecimento e colocá-lo do lado das empresas para que seja valorizado economicamente e que esteja ao serviço da qualidade de vida dos cidadãos”.

O equipamento Innovair24 pode ser utilizado por diferentes setores que vão desde a indústria; a saúde; bibliotecas; museus; grandes centros comerciais; hotelaria; data centres; call centers (open spaces) e avaliam poluentes como sejam compostos orgânicos voláteis; dióxido de carbono; formaldeído; humidade; monóxido de carbono; partículas (PM 1, 2.5, 10); pressão e temperatura garantindo desta forma a segurança do ar que todos respiram.

In smartplanet